A lei de proibição de fumar em locais públicos foi criada e incrementada no nosso país como forma de aumentar os índices de natalidade! Por esta altura do texto vocês questionam-se acerca da minha sanidade, pondo inclusive a hipótese de eu estar a sofrer dum grave estado febril que me está a confundir as ideias. Pois não, meus caros. A minha sanidade está onde sempre esteve, longe. E a temperatura do meu corpo deve rondar os normalíssimos 38ºC.
Mas, e sem mais demoras eu passo a explicar. E com um exemplo prático muito simples. As pessoas estão todas no emprego, a fazerem o que têm para fazer e, ao Manel "dá-lhe o vicio". Pois bem, ele levanta-se e puxa do maço de tabaco. A Catarina, fumadora compulsiva desde os 19 anos de idade não resiste. Levanta-se e vai atrás do Manel para matar o vicio também. O Manel repara e, num gesto de simpatia, prende o elevador até a Catarina chegar. A conversa aí será inevitavelmente a insultar quem teve a infeliz ideia de proibir o tabaco em locais fechados e coisa e tal, pelo menos nestes primeiros tempos.
Chegando finalmente a uma zona aberta, começam a fumar. Como pessoas adultas tentam desenvolver uma boa conversa naqueles 5 minutos dedicados ao tabaco, pelo menos aparentemente. Isto ao fim de umas semanas resulta numa relação de cumplicidade e confiança entre os Maneis e Catarinas companheiros de tabaco todos que há por esse mundo... Esta relação vai aproximando os fumadores e, quando nem dão por isso está o Manel a saltar em cima da Catarina... à força toda e sem qualquer protecção, pois já confiam cegamente naquele companheiro até então escondido entre o fumo que pairava diariamente sobre as secretárias. Está feito um relacionamento, o possível reforço de inverno que chegará daí a 9 meses só virá dar certezas à relação.
Por isso eu digo, foi um golpe de génio do nosso bem amado e Engenheiro de formação 1º Ministro! Matando assim dois coelhos numa cajadada só. Protegendo a saude de todos e aumentando a taxa de natalidade de país, que afinal as crianças serão o nosso futuro!
PS: Hoje comprei um maço de SG Gigante.
PPS: Mãe, estou a brincar.