Cultura musical da malta jovem

Bem, não é um bem essencial à vida de muitos jovens, mas à minha é, a musica!

Deixa-me triste ver que não há quase ninguem que apoie a musica nacional.

Se fosse feita uma sondagem pelas escolas fora, a percentagem de populaçao que afirmaria conhecer Ornatos violeta, ouvir com regularidade Xutos e Pontapés, Gnr ou até Rui Veloso já para não falar de Moonspell, seria para ai de 10/15%.

Agora voces podem alegar, "ah e tal mas conhecemos D'zrte FF". Ok, mas eu tava a falar de musica...


Houve à uns tempos uma campanha em que as radios teriam que passar um nº minimo de musica portuguesa por dia,algumas até respeitaram, na altura, hoje em dia duvido que o continuem a fazer, mas sinceramente era uma excelente medida, uma forma de incutir um pouca a musica portuguesa nos ouvidos dos jovens.

O que é certo é que a musica portuguesa, acima de tudo, precisa de apoio para evoluir, que não é que seja má, mas é pouca, ou seja, a que há é excelente, mas ainda não é suficiente, chegam ao ouvido do portugues comum á volta de 4/5 bandas portuguesas por ano, se tanto, embora nos ultimos anos tem vindo a melhorar imenso, é que houve ai uma epoca em que só se ouvia estrangeiradas...

Não estou aqui, de forma alguma a questionar a qualidade musical dos outros paises, muito pelo contrario, estou só a dizer que o ouvido não se estraga se ouvirem a cantar na lingua de Camões, mas se calhar até sei qual é o problema, não perceber o significado de uma musica Inglesa é compreensivel, o maior problema é que metade da juventude não perceberia o significado das letras de Ornatos Violeta, Toranja, Clã, é claro que perceberiam o que queriam dizer as palavras soltas, mas...e o significado, seria nulo, e as bandas acima citadas sem o significado das letras seriam muito menos do que o que são, alias é a arma forte tanto das bandas como dos poetas...a nossa lingua, é riquissima, cheia de amor e charme, com um toque de glamour em cada oração. E genios como Manel Cruz, Carlos Tê, Florbela Espanca, Pessoa, em areas diferentes, encantam com a genialidade deste idioma.

Os instrumentais, bem há um mito infundado que os portugueses não tocam nada e que só somos bom é no fado, bem há optimos, excelentes musicos, o falecido Carlos Paredes e o seu sucessor Manuel d'Oliveira, tal como João Cabeleira (Xutos), Nuno (Kormoss) e Ricardo Amorim (Moonspell) na guitarra são optimos exemplos, o Tim (Xutos) tambem é um bom baixista, alem daquela voz fantastica, assim como Nuno Prata se destaca nas 4 cordas, e na bateria, mais do que todos os outros, temos o Mike Gaspar(Moonspell). Só para citar os mais conhecidos, porque há grandes artistas que ainda não sairam da "garagem".

Temos motivos de sobra para acreditar, apoiar e sobretudo ouvir musica portuguesa!





Em nota final quero deixar os PARABENS ao grande MANEL CRUZ, parabens pelas 32 primaveras e continua a deliciar os meus ouvidos. E já agora, 'tou á espera do "Foge foge bandido" e estou cheio de só ouvir Supernada ao vivo, quero e queremos um album!


4 comentários:

  Anónimo

outubro 17, 2006 11:06 da tarde

Pois bem. É isso que disses-te. Não vejo as coisas tão positivas, nem acredito na melhora imediata. Mas a música portuguesa, ou melhor, alguns músicos portugueses já mostraram e mostram que fazem boa música neste tal idioma genial, charmoso e tal.
E mais, acho que as pessoas cairam na comodidade de ouvir o que passa nas rádios, nas mtvs, etc. O que não ajuda.

O Manel já é outro assunto. Só pode ser ouvido por alguns, aqueles que percebem e reconhecem a sua genialidade. Parabéns ao génio.

Beijo
(temos futuro jornalista)

  Anónimo

outubro 20, 2006 7:17 da tarde

:')
comovente... yup, concordo, e peço desde já desculpa ao mundo por negligenciar tanto a obra do sôr manel cruz, e para louvar os dedinhos malucos do sôr manel d'oliveira, cuja obra tambem me posso envergonhar de não conhecer tambem como devia...A CULPA É DAS RADIOS!!

  Rui Cardoso

outubro 20, 2006 7:20 da tarde

Quem tem e-mule não pode atribuir a culpa as radios

@ sara: Tou comovido :'|

  Anónimo

novembro 15, 2006 4:46 da tarde

Talvez mas, o Manel d'Oliveira nao anda pelo o emule pelo menos eu nao encontro e ja ando atraz dele a bastante tempo!