Lvsiadas South Africa 2010

1
Os Liedsons e os Decos assinalados,
Que na ocidental praia Lusitana,
Por jogadas nunca antes navegadas,
Passaram ainda além da Herezgovina,
Em perigos e Queirozes esforçados,
Mais do que prometia O Madail,
E entre gente espantada edificaram
Novo Mundial, que tanto sublimaram;

2

E também as memórias gloriosas
Daqueles Figos, que foram dilatando
O Bruno, o Meireles, e os buracos viciosas
De Dinamarca e de Suécia andaram devastando;
E o Queiroz, que por obra do acaso
Se vai do despedimento libertando;
Cantando espalharei por toda parte,
A sorte que tivemos naquela segunda parte.

3

Cessem do sábio Grego e do Francês
As humilhações grandes que nos fizeram;
Cale-se de Charisteas e de Trezeguet
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Ingleses e Holandeses obedeceram:
Cesse tudo o que a canarinha canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

4

E vós, bandeiras minhas, nas janelas
Tendes em mim um novo sistema táctico,
Se sempre em verso humilde celebrado
Esse Pepe no meio campo alegremente,
Dai-me agora um salto alto e sublimado,
Um estilo calmissimo e coerente,
Porque de vossas águas, Carvalho ordene
Que não tenham perigo ao Eduardo.

5

Dai-me uma fúria veloz e peneirenta,
E não de Manchester mas de Madrid,
Mas de Ronaldo na ala ou no centro,
Que o peito acende e a defesa ao gesto muda;
Dai-me igual canto das namoradas famosas
Gente vossa, que as revistas tanto ajuda;
Que se espalhe e se queixe na área,
Se tão sublime penalti cabe em verso.

2 comentários:

  Anónimo

novembro 19, 2009 12:21 da tarde

És um Deus do caralho, ó Cardoso! x)

  Antonio Silva

novembro 19, 2009 5:29 da tarde

lindo maravilhoso